quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Próximos passos da luta dos profissionais de educação do Estado do RJ contra o projeto de lei do governo Cabral/PMDB

Mobilização pressiona o governo e demonstra na prática sua importância e seu potencial

Hoje os profissionais da rede estadual de educação conseguiram, com sua importante mobilização, alterar o regime de urgência da votação do projeto de lei que desmantela o plano de carreira dos professores!


Isto só foi possível devido à presença de quase mil profissionais de educação do Estado ao ato em frente à ALERJ, ou seja, por meio da mobilização efetiva destes trabalhadores, que têm sofrido vários ataques do governo de Sérgio Cabral/PMDB. O projeto de lei que deteriora o plano de carreira e propõe a incorporação da gratificação “Nova Escola” em seis anos fez com que os servidores se unissem para construir um estado de greve como resposta à ofensiva do governo.

Quase mil professores, funcionários e estudantes estiveram presentes ao ato
e ficaram para a Assembleia que definiu os próximos passos


O próximo grande passo do movimento dos profissionais de educação para derrubar de vez as ambições do governo Cabral é a paralisação indicada para o dia 2/09, quando haverá outra audiência pública. Todos nós precisamos estar em frente à ALERJ no dia 2/09, às 10h, em nova manifestação de completa negação ao projeto do governo Cabral/PMDB! Após a audiência pública, haverá nova Assembleia fundamental para definir o rumo do movimento.

A Assembleia de hoje indicou que os profissionais de educação da rede estadual estarão em estado de greve até o dia 02/09, ou seja, poderá ser decretada a greve pela direção do SEPE caso o projeto seja colocado em votação na ALERJ. Nos dias 27 e 28 de agosto, vamos nos reunir em cada escola e discutiremos o projeto de lei indicado pelo governo. Nos dias 31 e 1° de setembro, haverá Assembleias em regionais e núcleos para a discussão da mobilização dos profissionais de educação.

Precisamos cumprir algumas tarefas necessárias até a próxima quarta-feira. É necessário convencer mais colegas de trabalho, pais e alunos, da enorme importância deste momento para as condições de trabalho dos profissionais de educação e para a qualidade da educação pública. Esclarecer os que ainda não conhecem o projeto de lei, apresentar os argumentos contrários ao projeto e, sobretudo, confiar na capacidade do movimento dos trabalhadores que se fortalece. Ao mesmo tempo, desmistificar o que é a ALERJ: um parlamento que não representa os interesses dos trabalhadores!

É preciso confiar no potencial do movimento organizado dos trabalhadores!

Hoje foi um dia muito importante para a luta contra o projeto do governo Cabral. No entanto, não podemos avaliá-lo de forma incorreta, pois foi somente um passo importante e bastante sólido no caminho que deve nos levar à vitória real. É preciso ser realista e não iludir o movimento dos profissionais de educação e aqueles que não estão acompanhando as lutas: somente a manutenção da organização e dedicação daqueles que já estão comprometidos com a luta em defesa do plano de carreira e da educação pública, somadas à adesão de novos profissionais de educação ao movimento de lutas, poderá levar-nos à vitória concreta! Neste caso específico, a vitória concreta é o abandono definitivo do projeto de lei pelo governo Cabral, o que abrirá caminhos para lutas que avancem e possibilitem novas conquistas para os profissionais de educação do Estado. O aguerrido movimento dos profissionais de educação fará o governador abandonar seu projeto de lei que significa um grande golpe nos trabalhadores e na educação pública!

Sindicalismo Militante

Nenhum comentário:

Postar um comentário