segunda-feira, 14 de setembro de 2009

A luta continua! Cabral a culpa é sua!

Segunda-feira será o dia de consolidarmos o crescimento do movimento com passagens nas escolas. Terça-feira 15/09: Ato em frente à ALERJ às 14h e Assembleia às 17h!

(originalmente publicado em http://sindicalismomilitante.blogspot.com/)


Na última Assembleia, os profissionais de educação do Estado do RJ decidiram manter a greve até a próxima terça-feira, 15/09, quando haverá Ato em frente à ALERJ às 14h e, posteriormente, nova Assembleia às 17h na ACM (Rua da Lapa, 86, 6º andar, Lapa).

Continuamos em greve porque os presentes à Assembleia compreenderam a importância da luta pela incorporação do “Nova Escola” ainda no atual governo Cabral/PMDB – que termina no fim de 2010 –, a inclusão dos professores de 40h e funcionários administrativos no plano de carreira e a garantia de abono nos pontos dos profissionais de educação que paralisaram os seus trabalhos para defender bravamente seu plano de carreira e condições salariais dignas.

A lição fundamental para todos os professores, funcionários e estudantes que participam de todo o processo de lutas até este momento deve ser que somente por meio de nossa organização, mobilização e luta foi possível pressionar o governo e a ALERJ e garantirmos a manutenção do plano de carreira. As conquistas que precisamos concretizar, como a incorporação imediata do “Nova Escola” e a inclusão dos professores de 40h e funcionários no plano de carreira, somente serão realizadas com o mesmo empenho, luta e mobilização demonstrados até este momento.

A passeata de terça-feira passada (08/09) demonstrou que devemos confiar na força de nossa organização e mobilização. Conseguimos unir entre 3 mil e 4 mil professores, funcionários e estudantes nas ruas do centro do Rio e caminhamos pacificamente até a ALERJ. Neste local, o movimento foi surpreendido pela recepção truculenta da PM e da Tropa de Choque. O objetivo claro desta ação violenta era dispersar e enfraquecer a manifestação dos profissionais de educação, presentes em grande número. Isto evidencia que o crescimento do movimento gerou um grande incômodo para o governo Cabral/PMDB, principal responsável pelas ações da PM. A violência foi uma das formas encontradas pelo governo Cabral para tentar enfraquecer o protesto. No entanto, não conseguiu desanimar os milhares de manifestantes presentes, que permaneceram em frente à ALERJ até o fim da votação do PL 2474 no dia.

Precisamos compreender o que acontece na realidade e articular todas as ações do governo estadual nos seus diversos níveis: o governador, o secretário de planejamento, os representantes de seus interesses na ALERJ, o seu braço armado (PM) e o uso da imprensa e grande mídia em geral. O governo Cabral/PMDB articula-se claramente para atacar a educação pública estadual e, seguindo esta lógica, os próprios profissionais de educação do Estado do Rio de Janeiro. O parlamento estadual – a ALERJ, Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro – representa seus interesses gerais, na medida em que o governo controla os votos da maioria desta casa. O governo Cabral e a ALERJ, portanto, organizam-se contra os interesses dos trabalhadores e dos que lutam pela educação pública de qualidade!

Somente a organização e mobilização dos professores, funcionários e estudantes de modo independente em relação ao governo Cabral/PMDB pode nos levar à conquista de vitórias reais e avançar nas lutas em defesa da educação pública e condições de vida e trabalho dignas aos profissionais de educação do Estado do RJ!

Esta segunda-feira, 14/09, precisa ser de intensa mobilização nos locais de trabalho e passagem nas escolas, divulgação das atividades de terça 15/09 e chamar a atenção dos profissionais de educação para a importância deste momento em que as manifestações dos trabalhadores da educação crescem e têm a chance de conquistar vitórias através da intensa pressão exercida sobre o governo.


Todos à ALERJ e à Assembleia do Sindicato na terça-feira 15/09!


Sindicalismo Militante


Nenhum comentário:

Postar um comentário