quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Derrotar o projeto do governo Cabral/PMDB e avançar nas lutas!

(Panfleto distribuído pelo Sindicalismo Militante na terça-feira 08/09, durante a passeata e a Assembleia da rede estadual de educação do Rio de Janeiro e publicado em http://sindicalismomilitante.blogspot.com/)

Esta terça-feira é mais um dia decisivo da luta dos professores, funcionários e estudantes da rede pública estadual de educação. Hoje, precisamos mostrar a força e o comprometimento que acumulou o movimento dos profissionais de educação do Estado do RJ, meio necessário para impedir o sucesso dos ataques do governo Cabral/PMDB e defender nossos interesses.


Ao longo dos últimos dias, percebemos os reflexos da divulgação das consequências do PL e do empenho na mobilização da categoria. O movimento como um todo cresceu e consolidou-se, evidenciando a necessidade de realização de contato permanente com o conjunto dos profissionais de educação e o esforço pelo envolvimento dos mesmos nas lutas sindicais. Somente o trabalho de mobilização realizado de forma permanente e intensa pode tirar as lutas sindicais atuais dos níveis defensivos em que se encontram e promover um avanço real das lutas!


A pressão que tem sido realizada pelo movimento dos profissionais de educação incomoda cada vez mais o governo. Precisamos demonstrar todo o nosso comprometimento com a luta por condições de vida e trabalho dignas e em defesa da educação pública! Não desistiremos da luta pela manutenção dos 12% de diferença entre os níveis e pela incorporação imediata e pelo teto do “Nova Escola”!


O Sindicalismo Militante defende, também, que nossa luta é pela derrota completa deste projeto de lei do governo Cabral/PMDB, por compreender que este carrega simbolicamente o próprio ataque aos profissionais de educação. Além disso, é inviável que o conjunto do movimento analise de modo consequente as dezenas de emendas que foram apresentadas. Precisamos barrar completamente este projeto de lei e confiar na capacidade de mobilização e luta do movimento que tem se fortalecido dia após dia! Vamos pressionar para que o governo prepare outro PL que não traga em si nenhum ataque aos profissionais de educação!


A última Assembleia aprovou a proposta de realizar um abraço na ALERJ após a chegada da passeata do movimento ao local. A proposta, apresentada pela direção do SEPE, é o oposto do que precisa ser feito para que a luta contra o projeto do governo Cabral se consolide e cresça cada vez mais: denunciar que a ALERJ e seus representantes não defendem os interesses dos trabalhadores e movem-se, em geral, contra nossos interesses. É preciso fazer o movimento confiar exclusivamente em suas próprias forças, capacidade de organização, consolidação, crescimento e enfrentamento para derrotar o projeto de lei do governo Cabral/PMDB e avançar nas lutas!


Os ataques realizados pelo governo Cabral/PMDB devem ser analisados também numa perspectiva mais geral. No cenário de crise econômica internacional, o governo repassa verbas públicas para a iniciativa privada por meio do projeto de “informatização da educação”: são laptops, obras de climatização etc. comprados e contratados a preços muito acima dos praticados no mercado.


A realidade estadual não pode ser compreendida de maneira isolada. O governo Lula/PT também se empenha na privatização da educação. Corta verbas do orçamento do setor em aproximadamente 1 bilhão de reais e, ao mesmo tempo, realiza financiamento em torno de 1 bilhão para universidades particulares, por meio do BNDES. No município do Rio, o governo Paes/PMDB aprovou projeto que privatiza a gestão de diversos setores públicos. Lula, Cabral e Paes são partes do processo amplo de privatização da educação pública. É necessário lutar contra os governos que realizam estes ataques!


Vamos lutar juntos em defesa do plano de carreira e pela incorporação imediata do “Nova Escola”!


Continuemos a lutar com garra em defesa de condições de vida dignas para os profissionais de educação e batalhar pela educação pública!


Se o governo Cabral/PMDB não ceder às pressões nesta terça-feira, precisamos estar preparados para a greve imediata!


Sindicalismo Militante


http://sindicalismomilitante.blogspot.com/

Contatos: sindicalismo_militante@yahoo.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário